quarta-feira, 28 de março de 2012

MAIS UM INCENTIVO


Para manter a motivação e incentivar os alunos , o prefeito Zetinho juntamente com Secretária de Educação Vilma Gonçalves, entregaram bolsinhas com toalhinhas para cada criança da Escola.

Zetinho destacou que os investimentos em educação são prioridade por garantirem um benefício duradouro para os alunos. "Estamos investindo em educação para garantir um futuro melhor para as nossas crianças. Declara o prefeito.

O sorriso estava estampado no rosto dos alunos que agradeceram o presente e a visita! 

Voltem Sempre!

FALE CONOSCO

Email:
Envie sua mensagem para:
claudilenegoias@hotmail.com


Telefone:
(62) 3334-6647

LOCALIZAÇÃO

Situada à Rua Maria Maia da Silva - S/N - Bairro: Jardim Santa Paula
Petrolina de Goiás - GO
CEP: 75480-000

PROJETOS

HISTÓRIA DA NOSSA ESCOLA

    Foi iniciada a construção da escola no Governo do Dr. Irapuam Costa Junior e concluída e inaugurada no Governo do Dr. Ary Valadão, na administração municipal do Sr. Oscar Alves da Silva. A Escola Municipal Maria Vieira de Limateve seu terreno doado pelo Sr. Teófilo Vieira Mota e sua esposa Maria Vieira de Lima a qual em sua homenagem recebeu seu nome.
    Suas atividades escolares iniciaram em agosto de 1979 (lei de criação da Escola 8.669/79, CGC nº. 60.922.168/0016-62) com turmas de 1ª a 3ª séries do Ensino Fundamental tendo como a 1ª diretora: Aparecida Bueno Brito de Lima (1979/1983), 2ª Miracy Bueno de Brito (1982/1983), 3ª Doralice Bueno de Morais (1983/1992), Maria Zélia Rocha Mesquita (1993/1994), 5ª Joana Gomes de Melo (1994/1995), Laurícia Neias de Carvalho e Moraes (1996/1998).
    Em 2001, devido ao reduzido número de alunos, o prédio doi desativado, toda a documentação, funcionários e alunos matriculados, passaram a pertencer a Escola Estadual Dr. Ornelo Machado, situado a Rua Joaquim Pedro dos Santos, centro.
    O prédio desativado foi cedido ao município, que pode comportar a grande quantidade de alunos, por estar acontecendo gradativamente a municipalização, a Educação Infantil e Ensino Fundamental passaram para a responsabilidade do município. Enquanto Municipal teve como diretoras: 1ª Dinaura Duarte de Oliveira (2001/2002), Maria Auxiliadora Andrade de Paiva (2002/2003), 3ª Durcimar Amorim Loures (2003/2004) 4ª Nilva Riveiro da Silva (2005/2007), 5ª Marli Vieira da Cunha (2007/2008) e de 2009 até o presente momento tem como diretora: Leonice Neias de Carvalho.
    Atuamente a escola funciona em três períodos: matutino, vespertino e noturno. E oferece os cursos de Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
    O terreno doado para a construção da Escola é uma área de 3,660 m² sendo 739,50 m² de área construída e 2.920,50 m² de área livre.
    O pátio é todo gramado, tornando a Escola bonita e acolhedora, este espaço é usado para a prática de esporte e recreação, possui também uma horta, onde é cultivada várias hortaliças, que propricia uma melhor gualidade nutritiva, e melhoria na merenda escolar. A Escola recebe recursos do P.D.D.E. (Dinheiro Direto na Escola).
    O prédio encontra-se em bom estado de conservação, pois epassoupor uma reforma geral e ampliação. Foram construídas salas, sendo uma destinada à sala de aula uma ao Laboratório de Informática e uma para a Biblioteca. Foram construídos ainda uma cozinha e um galpão.
    A Escola Possui 5 salas de aula, todas em funcionamento, são arejadas e possuem o mobiliário necessário para o conforto e bem estar dos alunos e professores. Todas as aulas possuem de 25 a 36 conjuntos escolares novos, mesa do professor, quadro negro, armário, cortinas e ar condicionado.
    Além das salas de aula, a escola possui diretoria, secretaria, sala de professores, cozinha, refeitório, depósito de alimentos, sala multifuncional, laboratório de informática, uma quadra de esportes, quatro sanitários masculinos e três femininos, todos em bom estado de conservação. Não possui sanitários adequados aos alunos com necessidades especiais. Possui também uma horta, onde são cultivadas várias hortaliças para melhoria da merenda escolar. A Escola recebe recursos do PNAE (Programa Nacional da Alimentação Escolar) e PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola).
    Os equipamentos ou recursos didáticos existentes são televisão, aparelho de DVD, aparelho de som, jogos didáticos diversos, livros literários, alfabeto móvel, carimbos, coleções pedagógicas, filmadora, data show, xerocadora, computadores, câmara fotográfica, mimeógrafo a álcool, Todos os equipamentos estão em bom estado de conservação.
   

ESPAÇO FÍSICO

terça-feira, 27 de março de 2012

PLANEJAMENTO ANUAL

Estamos um pouco atrasados, mas achamos interessante compartilhar com vocês este assunto que diz respeito ao nosso trabalho durante o ano inteiro...

Planejamento Escolar
Como fazer um plano de curso totalmente renovado

Início de ano letivo, professores reunidos, direção da escola disposta a dar novos rumos ao trabalho, aulas prestes a se reiniciar, alunos ansiosos por alterações e melhorias... O que fazer? Como renovar a escola e, principalmente, os cursos e aulas? De que forma é possível, logo na largada do período escolar, dar alento e ânimo a todos os participantes da comunidade educacional em que trabalhamos?
O primeiro passo é, sem qualquer sombra de dúvidas, levar o planejamento escolar anual muito a sério. De nada adianta reunir o grupo de professores da escola para simplesmente atualizar as datas e realizar pequenas modificações no plano de curso apenas para constar que isso aconteceu. Sei que muitos professores que estiverem lendo essas linhas podem até ficar ofendidos, afinal de contas o puxão de orelhas está sendo direcionado de forma generalizada e, certamente, há profissionais que se preocupam (e muito) em realmente melhorar seus projetos de trabalho de um ano para o outro.
Mas a realidade, conhecida por muitos e também praticada por um sem-número de professores, é que os planos de ensino de anos anteriores já são tão bons que nem precisam ficar sendo alterados, repensados, atualizados e modernizados. Assim pensam tantos que isso já se tornou prática mais do que comum em inúmeras escolas.
Modificar a forma de pensar o plano escolar anual e agir nesse sentido é mais do que necessário e, certamente, é o primeiro e decisivo passo para que a escola seja outra no ano que se inicia. Assuma o compromisso em benefício de seus alunos e também de você mesmo, afinal de contas, ficar dando as mesmas aulas e repetindo iguais idéias ano após ano é coisa para quem tem pouquíssima imaginação... Esse certamente não é o seu caso... Ou é?

João Luís de Almeida Machado Doutor em Educação pela PUC-SP; Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP); Professor Universitário e Pesquisador; Autor do livro "Na Sala de Aula com a Sétima Arte – Aprendendo com o Cinema" (Editora Intersubjetiva).

quarta-feira, 21 de março de 2012

REVISTA DA TURMA DA NÔNICA SOBRE AS DIFERENÇAS

21 de março é o Dia Internacional da Síndrome de Down. Para comemorar essa data, o Instituto Mauricio de Sousa disponibiliza para download gratuito a revista "Viva as diferenças!", desenvolvida em parceria com o Instituto MetaSocial.
Essa publicação especial apresenta uma aventura da Turma da Mônica e de sua nova amiguinha, Tati, que é portadora da Síndrome de Down. Para ler a história, clique no link abaixo.

Para fazeo o download clique aqui