quarta-feira, 6 de junho de 2012

Participem da Festa Junina da Escola Municipal Maria Vieira de Lima


Direção, professores, funcionários, alunos e pais estão empenhados em organizar a Festa Junina de nossa escola, que será dia 15 de junho, a partir das 13:00 horas.
Será muito divertido, cheio de atrações como: Quadrilhas Juninas, Comidas Típicas, Pescaria, Danças...
Participem, não percam esta festa!!!!!!!

10 dicas para organizar uma festa junina educativa

É possível fazer uma festa junina legal e ainda comprometida com a aprendizagem das crianças e dos adolescentes

Texto Camilo Gomide

Foto: barraca da pescaria
Descobrir a origem da festa junina pode ser o primeiro passo para a contextualização da festa

Pé de moleque, canjica, curau, pamonha, bolo de milho, quentão, bandeirinhas, fogueira, chapéu de palha, sanfona e arraiá. Sim, estamos falando de festa junina. Todo mês de junho é assim: tiramos do armário as camisas xadrez e os vestidos de chita, pintamos sardinhas nas meninas e bigodinhos nos meninos e vamos satisfeitos para a festa na escola, pensando em todos os quitutes deliciosos que nos aguardam.

Esquecemos o principal: o significado da festa. Você conhece as origens das festas juninas? Sabe por que comemos tantas iguarias de milho e de onde vêm as danças? E a Escola será que aproveita as festas juninas para preencher buracos na grade horária e engordar o caixa ou utiliza os festejos para ensinar alguma coisa para as crianças?

Embora seja uma tradição consagrada e rica da cultura popular, muitas escolas organizam festas de São João, Santo Antonio e São Pedro que pouco, ou nada, contribuem para a aprendizagem dos alunos. O Educar Para Crescer consultou alguns pedagogos e um antropólogo e elencou algumas dicas para garantir que a sua festa junina seja uma verdadeira aula.

Para ler clique aqui

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Vamos plantar?


Para aproximar os alunos da natureza e despertar o interesse deles em cuidar do meio ambiente os alunos do 3º Ano "A" da professora Graziele fizeram a experiência de plantar feijão. O objetivo desta experiência era para que os alunos conhecessem o princípio do ciclo de vida de uma planta, que é a germinação, e a necessidade de elementos fundamentais para o seu crescimento – água, nutrientes, luz.
              Na experiência os alunos também  foram estimulados a exercitarem a escrita, elaborando relatórios diários sobre o desenvolvimento das plantas.

 

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Olimpíada de Língua portuguesa


A Secretaria Municipal de Educação Esporte Cultura e Lazer (SEMEC) aqui Petrolina de Goiás efetivou sua adesão e as inscrições das professoras para participar da 3ª Edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.
A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro (Olimpíada) desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.
A Olimpíada tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Na 3ª edição participam professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (EF) ao 3º ano do Ensino Médio (EM), nas categorias: Poema no 5º e 6º anos EF; Memórias no 7º e 8º anos EF; Crônica no 9º ano EF e 1º ano EM; Artigo de opinião no 2º e 3º anos EM. Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.