quarta-feira, 18 de abril de 2012

Exigência escolar é um dos principais motivos para os latino-americanos lerem

aluna lendoExigências da escola e obtenção de cultura geral. Esses são os dois principais motivos que levam os latino-americanos a lerem livros, revistas ou jornais, de acordo com um estudo do Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e no Caribe – CERLALC. O órgão ligado à Unesco analisou índices de leitura na Argentina, no Brasil, na Colômbia, no Chile, no México e no Peru.
Em contrapartida, 85% da população da Espanha – referência do estudo – afirma ler por prazer, motivo que marca a diferença entre o número de leitores assíduos e esporádicos.
Para ler a pesquisa na íntegra clique  aqui.

Nós professores sabemos que existe grande resistência por parte de alguns alunos (a maioria, é claro) em desenvolver o gosto e o hábito da leitura. Fazemos todo o possível para encantarmos nossos alunos com a leitura, que, acima de tudo, deve ser prazerosa, e não como uma ''obrigação'', no entanto, muitos alunos não conseguem apreciar a leitura, enquanto não conseguimos despertar neles o prazer da leitura. Não podemos nos sentir culpados por esse fracasso, mas também não podemos cruzar nossos braços, à espera de um milagre.
 O que podemos fazer é, talvez,  tentar servir como um ''modelo, um exemplo a ser seguido na questão da leitura'', pois muitos alunos, vendo seus professores fascinados por uma leitura, podem, aos poucos, começar a fazer parte deste mundo mágico e encantador...
Talvez esse processo demore anos, meses, semanas, dias ou até mesmo leve apenas alguns segundos...

E, se cada um fizer sua parte, mesmo que mínima, poderemos ter grandes progressos com nossos leitores.

O que você acha disso?

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